Conteúdos Ricos

O que levar em consideração na hora de escolher um sofá

Conheça os principais modelos de sofá e saiba como escolher o seu.

Se tem um lugar da casa que costuma estar entre os preferidos da maioria das pessoas, certamente esse lugar é a sala e, mais especificamente, os nossos aconchegantes sofás. Afinal, é nele que deitamos para relaxar depois de um dia tão cansativo, ou onde assistimos nossa série favorita, uma partida do nosso time, entre tantos outros momentos de lazer dentro da nossa própria casa.

Sendo assim, nada melhor do que poder aproveitar esses prazeres do dia a dia em um sofá confortável e espaçoso, certo? Mas, é aí que começam a surgir as dúvidas: afinal, qual sofá devo comprar? Qual é melhor? E o tamanho ideal? De que tecido? Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o sofá perfeito para você.

O primeiro ponto para não errar

Um dos primeiros critérios que você deve levar em consideração antes de comprar o seu sofá é a medida exata do espaço onde você pretende colocá-lo. Apesar de parecer um pouco óbvio, há quem faça esse cálculo no “chute” ou quem não abra mão do modelo pelo qual se apaixonou e acaba ignorando esse fator, prevalecendo a estética, mas esquecendo do conforto. 

Nesses casos, as chances de se arrepender são grandes. Afinal, mesmo o modelo do sofá sendo lindo e do jeito que você tanto queria, se ele não encaixar bem no espaço disponível, haverá sempre a sensação de que algo está fora do lugar. 

Lembrando que as medidas que devem ser consideradas são: largura, altura e profundidade. Alguns especialistas indicam que seja considerado em torno de 55 centímetros para cada pessoa sentada. Isso significa que se você deseja um sofá com 4 lugares, ele deve ter no mínimo 2,4m de assento, sem contar a largura dos braços do sofá. 

Confira a profundidade do sofá, aberto e fechado, quando for modelo retrátil, e meça o espaço disponível em sua sala para que ele não atrapalhe a circulação.

Qual sofá é melhor para você?

O segundo passo para a escolha do sofá perfeito é levar em consideração como e quem vai usar: se seus PETs sobem nele, se você come no sofá, se tem crianças, se ele é um sofá para relaxar e assistir TV ou é mais decorativo para uma sala tipo living, se prefere assentos com almofadas mais macias ou mais firmes, se você usa muito celular sentado no sofá… enfim…

Procure sofás que tenham o que você realmente espera. É muito comum as pessoas escolherem um sofá apenas pela estética ou preço e depois se arrependerem. Veja os tipos dos assentos, mais moles ou mais firmes, com tecidos mais resistentes ou impermeáveis, escolha assentos retráteis se for para se deitar, ou fixos para living. Os encostos reclináveis são legais para ajustar a posição de apoio das costas. Alguns sofás possuem sistemas automáticos de abertura e movimentação, aí fica moleza né ; ) ou até almofadas que massageiam as costas e carregador USB, afinal de contas muitas tomadas acabam ficando escondidas atrás do sofá, não é mesmo? 

A terceira dica é se inteirar dos principais modelos presentes no mercado e claro… 

A partir disso, você conseguirá entender quais deles mais te agradam e mais combinam com o estilo da sua casa e da sua decoração.

Atualmente, existem inúmeros tipos de sofá, mas podemos te ajudar apresentando os mais comuns e fáceis de serem encontrados, que são: 

  • Retrátil e reclinável
  • Living (assento fixo)
  • Sofá com chaise
  • Sofá cama
  • De canto ou em L 
  • Modulado
  • Futon

Com base nessas informações, faça uma pesquisa, veja fotos, composições e o máximo de dados que te ajudem a decidir por um modelo que você realmente goste.

Qual tecido escolher?

Além dos modelos, os sofás também se diferenciam pelo tipo de tecido utilizado na fabricação. Assim como fizemos anteriormente para te ajudar a conhecer os modelos que existem, vamos citar aqui os principais tecidos presentes no mercado. São eles: 

  • Couro
  • Jacquard
  • Veludo
  • Sintético
  • Linho
  • Chenille

A escolha do tecido faz toda diferença não só no estilo de sua sala, mas também no trabalho que você vai ter para limpar e manter seu sofá com aspecto de novo por mais tempo. Os tons médios e escuros mostram menos sujeira do que os clarinhos. Os tecidos impermeáveis sujam menos e são mais fáceis de limpar. Mas fique atento que a impermeabilização não dura para sempre, por isso, é legal refazer a impermeabilização de tempos em tempos para manter a proteção. 

Qual sofá é mais resistente?

A qualidade do sofá depende totalmente de sua estrutura interna e da qualidade das espumas, tecidos e outras matérias-primas, que ficam escondidas dentro do sofá. Por isso, é muito comum encontrar sofás bem baratos, bonitos por fora, mas que duram pouquíssimo tempo. Os problemas mais citados são almofadas que afundam e barulhos que surgem na estrutura logo nas primeiras semanas de uso.

Portanto, antes de escolher, veja se o sofá passou pelos testes de qualidade, sem afundar as almofadas e sem fazer aqueles barulhinhos chatos, qual o prazo de garantia, quantos quilos ele suporta, qual a densidade, qualidade e espessura das espumas, enfim… compare todas as opções para que seu sofá novo não vire uma dor de cabeça, rapidinho.

Dicas extras

Para tornar sua escolha ainda mais assertiva, também temos algumas dicas extras, principalmente relacionadas ao uso do seu sofá no dia a dia. A primeira delas é: escolha um sofá que seja fácil de movimentar para limpar o chão… por incrível que pareça, embaixo dele acumula bastante sujeira.

Outra informação importante é para que você faça uma lavagem adequada (de preferência com uma empresa especializada) sempre que possível, para evitar o desgaste e aumentar a vida útil do seu móvel. Por fim, evite que ele tome muito sol, para não desbotar.

Apesar de ser comum se perguntar “qual sofá é melhor”, lembre-se que o sofá ideal é aquele que se adequa às suas necessidades, te oferece conforto para os momentos de lazer e, ao mesmo tempo, tem a estética do jeito que você gosta, combinando com o seu ambiente. 

Portanto, quando for escolher o seu novo sofá, leve em consideração cada uma das orientações que destacamos aqui para ter mais segurança na hora da sua compra e mais conforto sempre que chegar em casa. 

Voltar para lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.