Conteúdos Ricos

Como escolher o sofá mais confortável

Conheça as características da estrutura de cada assento de sofá que contribuem para o conforto.

Pode ser lindo, pode ser fácil de limpar, pode ser o modelo mais moderno do mercado ou pode ser até tecnológico… Mas, se o sofá não for confortável, ele não será a opção perfeita para os seus dias.

E para não permitir que você erre na sua escolha, decidimos te ajudar a entender sobre os modelos de sofás e assentos mais confortáveis do mercado e explicar quais as principais características de cada um deles.

Como definir conforto?

Ok, estamos falando sobre sofás confortáveis, mas afinal, qual critério é usado para concluirmos se um sofá é ou não confortável? Antes de qualquer coisa vamos definir o que é conforto. Conforto é quando sentimos sensações de bem-estar, comodidade e aconchego. Ou seja, aquele lugar que você se sente bem, durante todo o tempo que permanece por lá. 

Por isso, conforto é um conceito bastante particular e subjetivo, que varia muito de uma pessoa para outra, principalmente em função de suas características físicas, de seus hábitos e preferências como: peso corporal, tempo que permanece no sofá, dores corporais ou necessidade de cuidados especiais com postura (costas, lombar etc.), posição que se senta ou se deita entre outros.

Então qual sofá é mais confortável para mim?

A resposta é: aquele onde você se sente melhor, usando do seu jeito. 

Porém, entre um modelo e outro, as principais diferenças que interferem na percepção de conforto estão no assento do sofá, vamos falar então um pouquinho sobre eles:

Assentos mais estáveis e rígidos normalmente são feitos com espumas de maior densidade, entre 30 e 40kg/m³ (normalmente quanto maior a densidade melhor a qualidade e durabilidade das espumas) que deixam os assentos mais firmes sem afundar tanto ao se sentar. Eles são ótimos para pessoas mais pesadas, pois não afundam tanto e facilitam no momento de se levantar. Ideais também para quem dorme ou fica bastante deitado no sofá, pois mantém a coluna mais estável evitando dores nas costas. É uma ótima opção ainda para salas de visitas ou livings, onde a preferência normalmente é por assentos que ficam mais firmes e regulares.

Assentos macios são aqueles que afundam mais ao se sentar. Normalmente são feitos com camadas superiores de espumas super macias, com densidade de 18 a 25kg/m³, plumantes ou fibras siliconadas. As espumas super macias de boa qualidade são mais resilientes, ou seja, retornam à posição original após se levantar, já as espumas de baixa qualidade rapidamente perdem a resiliência e o sofá fica fundo mesmo não tendo ninguém. Os assentos com plumante ou fibra siliconada são muito macios, mas necessitam afofamento constante para redistribuir o preenchimento das almofadas que se deslocam para os lados com o passar do tempo. Os assentos super macios são ótimos para quem gosta de sentir que o sofá está literalmente abraçando, mas normalmente são como camas de hotel, ou seja, se passar muito tempo deitado as costas podem doer, pois a coluna não fica tão estável. Pessoas mais pesadas ou com mais idade, podem ter alguma dificuldade para se levantar.

Os assentos com molas ensacadas criam uma sensação flutuante, pois balançam suavemente ao se sentar. Normalmente esses assentos são bem macios, com características similares aos descritos acima (assentos macios), com uma sensação de movimento provocada pelas molas ensacadas (também chamadas de pocket). 

Muitos assentos possuem uma camada de manta siliconada entre as espumas e o tecido que geram uma maciez superficial deixando o assento bem aconchegante. 

A qualidade das espumas e materiais interfere demais no conforto, pois se o sofá utiliza materiais baratos e de baixa qualidade, a sensação de conforto sentida no momento da compra pode acabar antes mesmo das parcelas do seu novo sofá. Sem falar das espumas que afundam e das partes de madeira que começamos a sentir, então se você ama conforto, não renuncie à qualidade.

Os tecidos também têm um papel importante no conforto. Tecidos mais grossos, como alguns linhos, são mais ásperos e quentes. Couros, sintéticos ou naturais, são lindos, mas alguns mais lisos podem dar aquela sensação de grudar na pele. Os suedes e veludos são um pouco quentes, mas muito macios e aconchegantes.

Enfim, o importante é escolher o sofá que combine com o seu jeito e que lhe faça sentir bem. Considere todas as características citadas acima e outras que também geram conforto como: assentos retráteis que aumentam a profundidade e ficam melhor para quem gosta de se deitar; encosto retrátil que permite mudar a inclinação para ajustar a ergonomia ou encostos com almofadas soltas que permitem posicioná-las de formas diferentes; sistemas de massagem entre outros.

Portanto, se você quer encontrar o sofá mais confortável, o primeiro passo a ser seguido é, definitivamente, entender o que é conforto para você. Ou seja, testar e sentir as opções disponíveis é uma forte recomendação para que você acerte na sua escolha.

Uma última dica bastante útil para você que já escolheu o seu tipo de assento, mas quer deixar o seu sofá o mais confortável possível, é o uso de almofadas. Esses itens têm o único objetivo de contribuir para o aconchego. Por isso, são ótimas alternativas para intensificar ainda mais todo o conforto que o seu sofá tem a oferecer para você, sua família e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *