Conteúdos Ricos

O que é um sofá retrátil e quais as suas vantagens

Descubra porque esse modelo se tornou tão querido e preferido nas casas atualmente.

Se existe um modelo de sofá que ganhou o coração – e a sala – dos consumidores atualmente, esse modelo certamente é o sofá retrátil. Afinal, ele é uma opção extremamente confortável, devido à possibilidade de seu assento ser estendido e permitir que o corpo fique praticamente deitado.

E tem mais, além do conforto, é um modelo que não perde em beleza. A maioria dos sofás retráteis possui uma estética moderna e fácil de combinar em diferentes espaços e estilos de decorações.

Resumindo, para a galera que é do time que fica horas assistindo série na TV, ou simplesmente gosta muito de passar a maior parte do tempo em casa no sofá, o modelo retrátil é, sem dúvida, um dos mais escolhidos.

Características e vantagens do sofá retrátil

O sofá retrátil leva esse nome já que o seu assento é ajustável, para se tornar maior ou menor em extensão. Significa que, se você quiser ficar na posição de sentado, basta deixá-lo fechado. Se prefere esticar as pernas e ficar semideitado, basta abrir o assento. 

Outra característica que tem somado pontos à reputação do sofá retrátil é justamente sua versatilidade, inclusive para cômodos com pequenas metragens. Isso porque você pode ter um sofá com 130 cm de profundidade quando aberto, por exemplo, mas que na verdade ocupará apenas em torno de 90 cm da sua sala no dia a dia, enquanto estiver fechado.

Na hora de escolher seu sofá retrátil, também é preciso decidir se você quer um modelo que abre manual ou automático. A primeira opção é mais acessível, e sua forma de abertura é feita puxando o assento com as próprias mãos. Já o automático tem um ótimo custo-benefício, pois a abertura acontece de forma automatizada, facilitando seu dia a dia e, inclusive, evitando dificuldades na hora da extensão.

Além da otimização de espaço, do conforto e da tecnologia oferecida pelo sofá retrátil, este modelo está em alta no mercado. Sendo assim, é possível encontrá-lo em diferentes tamanhos, tecidos e estilos.

O que se atentar ao escolher um sofá retrátil

Como mencionamos acima, o modelo retrátil está presente com força em todo o setor de movelaria. Isso também significa que existem opções que nem sempre podem ser as mais viáveis e indicadas para a sua situação.

É o caso dos modelos de sofá retrátil que, quando abertos, deixam um buraco exposto na parte de baixo. Para quem tem animais pequenos ou crianças, esse vão livre pode ser considerado perigoso, por isso, deve ser muito bem analisado antes de realizar a sua compra.

Você também deve observar o tipo de material usado nos pés do sofá. Para evitar que a movimentação do móvel não risque seu piso, é importante que as rodinhas sejam de silicone ou algum outro material apropriado para o contato com laminado, porcelanato, entre outros revestimentos.

Nossa dica é: atente-se a cada um dos detalhes dos modelos de sofá retrátil que estiver avaliando. Analise todas as características para ter certeza de que a opção escolhida é a ideal para a sua necessidade e a sua realidade.

Qual a diferença entre retrátil e reclinável

Apesar de entender todos os detalhes e características a respeito do sofá retrátil, você ainda está na dúvida se retrátil e reclinável são a mesma coisa? Nós vamos te ajudar a entender mais esse ponto antes de você tomar a sua decisão.

Primeiro de tudo, não, retrátil e reclinável não são a mesma coisa. Como explicamos anteriormente, retrátil significa que o assento do sofá se estende, tornando mais extensa a profundidade da parte onde sentamos ou deitamos. Porém, a palavra reclinável está relacionada ao encosto do sofá (onde encostamos nossas costas), sempre que é possível movimentar essa peça. 

Portanto, você pode escolher um sofá retrátil, mas que também seja reclinável, caso o encosto seja ajustável. E aí, agora que já conhece todos os detalhes sobre um sofá retrátil, já decidiu qual vai ser a cor e o tecido do seu?

Voltar para lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.