Blog

Pilling: O Que É, Por Que Acontece e Como Cuidar?

Se você já reparou em pequenas bolinhas se formando na superfície do seu sofá ou de outros tecidos da casa, saiba que você não está sozinho. Essa ocorrência é mais comum do que parece e tem nome: pilling.


O Que É Pilling? 

O pilling é o nome técnico para a formação de pequenas bolinhas de fibra na superfície de certos tecidos. Essas bolinhas são resultado de fibras que se soltam da trama e, com o atrito do uso diário, se enroscam formando pequenas esferas visíveis. Isso pode ocorrer em roupas, cobertores, tapetes, almofadas e, claro, estofados como sofás e poltronas.

 

Em Quais Tecidos Isso Pode Acontecer?

O pilling é mais frequente em tecidos compostos por: Poliéster, acrílico, poliamida, viscose e elastano. 

Essas são fibras sintéticas (ou semissintéticas), que tendem a ser mais curtas e propensas a se soltar e se emaranhar — favorecendo a formação das bolinhas.

Cuidados Que Ajudam A Evitar:

Embora seja impossível evitar completamente a formação de bolinhas nos tecidos, alguns cuidados ajudam a reduzir sua ocorrência e prolongar a boa aparência dos tecidos. Veja algumas dicas abaixo:

  • Evite contato frequente com tecidos abrasivos (como jeans ou bolsas com superfícies ásperas).
  • Evite esfregar a superfície dos tecidos durante a limpeza.
  • Outro cuidado importante: siga sempre as instruções do fabricante e evite o uso de produtos agressivos ou não recomendados.

Como Lidar Caso Ocorra:

A remoção dessas bolinhas é simples. Se o pilling começar a aparecer, ele pode ser facilmente tratado com um removedor próprio como um papa bolinhas ou, com o devido cuidado, uma lâmina de barbear comum sem faixa hidratante. A orientação é aguardar que as bolinhas estejam formadas, evitando remover fibras ainda soltas para não afetar a trama do tecido.


A Formação De Bolinhas É Sinal De Material De Má Qualidade?

Não. A presença de bolinhas não indica, necessariamente, um material de baixa qualidade. Mesmo tecidos de alta qualidade estão sujeitos ao pilling, dependendo da estrutura das fibras e da intensidade de uso. O que diferencia é:

  • Tipo e comprimento das fibras (fibras longas geram menos bolinhas);
  • Trama do tecido (tramas mais fechadas seguram melhor as fibras soltas);
  • Nível de cuidado e manutenção.

Em outras palavras, o pilling é algo esperado e natural, não um defeito e tampouco motivo para desqualificar o produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique conectado com a gente!

Nos sigas nas plataformas digitais e fique por dentro de promoções e lançamentos exclusivos.