Com água? A seco? Que tipo de produto usar? Confira as principais orientações para uma limpeza adequada do seu sofá.
O sofá, por ser um dos espaços preferidos da casa, também é um dos mais utilizados. Isso faz com que ele precise de manutenção e limpeza constante para se manter conservado, higienizado e sem aquelas manchas chatas que tanto incomodam.
Porém, por conta dos tecidos e demais materiais utilizados na sua fabricação, esse móvel não pode ser lavado de qualquer jeito, sem as devidas atenções. Então, trouxemos dicas e orientações para a higienização do sofá e as informações mais importantes sobre o que se pode e o que não se pode fazer na limpeza dele.
Torne a limpeza básica uma rotina
Para prolongar a vida útil do seu sofá e evitar que se desgaste rapidamente, é necessário que você inclua a limpeza dele no seu dia a dia de faxinas. Essa informação vale principalmente para quem tem o hábito de comer e beber em cima do sofá.
Então, o recomendado é que ao menos uma vez na semana você faça a higienização do móvel. Para essa limpeza mais leve, você pode usar até mesmo os lenços umedecidos, que são ótimos aliados das limpezas básicas da casa.
Evite o uso de aspirador de pó
O pó é uma sujeira traiçoeira, afinal, nem sempre conseguimos notá-la. Isso faz com que a gente não perceba que o sofá está sujo, permitindo que a poeira se acumule cada vez mais.
Porém, a utilização de aspiradores de pó não é recomendada, pois a sucção pode puxar fios do tecido indevidamente, comprometendo a integridade do estofado. Em vez disso, utilize um pano seco ou levemente umedecido para remover a poeira.
Limpeza específica para cada tecido
Como mencionamos em nosso texto sobre “O que levar em consideração na hora de escolher um sofá” <LINK>, cada modelo também se diferencia pelo tecido utilizado na fabricação e, assim como acontece com as roupas, cada tecido deve ser higienizado de uma forma diferente.
Para sofás de Veludo, Linho, Jacquard ou outros tecidos de algodão ou Poliéster, procure limpar o sofá assim que sujar. Se cair alguma bebida ou molho no tecido, primeiro absorva a sujeira com papel toalha ou pano macio, sem esfregar, em seguida inicie a limpeza.
Recomenda-se o uso de um pano limpo, molhado com uma mistura de água e detergente neutro. Basta passar nas manchas ou sujeiras mais aparentes até removê-las, enxague com outro pano umedecido apenas com água. Caso o líquido penetre um pouco na fibra do tecido, faça mais pressão sobre o local sem esfregar. Evite líquidos quentes ou ácidos e produtos químicos de qualquer natureza, pois são agentes de ação instantânea que danificam o tecido. Absorva parte da umidade com toalhas de papel, pressionando-as sobre o local sem esfregar, em seguida passe pano seco e aguarde terminar de secar sozinho.
Como limpar embaixo do sofá
O sofá é um verdadeiro esconderijo de coisas, principalmente se a casa possui crianças ; ) uma das grandes dificuldades é arrastar o sofá para limpar. Busque, pelo menos a cada 15 dias, movimentar o sofá para limpar o chão removendo a poeira que acumula lá e aproveitar para recuperar as coisas que caem lá. Cuidado ao arrastar o sofá para não riscar o piso e não machucar as costas, para facilitar esse trabalho existem umas rodinhas no mercado feitas para movimentar móveis pesados sem a necessidade de fazer força, ou então coloque um pano de chão embaixo dos pés antes de arrastar.
Lavagem e limpeza profissional
No caso de uma limpeza mais profunda e completa, o mais indicado é a contratação de empresas especializadas na higienização de estofados. Esses profissionais possuem um conhecimento amplo sobre as características de cada tecido. Certifique-se de que a empresa utiliza apenas detergentes neutros e que não molha excessivamente o estofado, pois o excesso de água pode causar danos irreversíveis ao tecido e à estrutura interna do sofá.
Resumo
- Faça uma limpeza leve ao menos uma vez na semana.
- Para limpar líquidos, primeiro absorva com pano ou toalha de papel, sem esfregar, em seguida limpe.
- Limpe com pano, água e detergente neutro.
- Absorva parte da umidade com toalhas de papel, pressionando-as sobre o local sem esfregar, em seguida passe pano seco e aguarde terminar de secar sozinho.
- Evite líquidos excessivamente quentes ou ácidos e produtos químicos de qualquer natureza.
- Evite o uso de aspirador de pó para não danificar o tecido.
Agora, você já possui as orientações básicas para manter seu sofá sempre limpo, agradável e higienizado. Lembrando que essas limpezas não só contribuem para a conservação e a estética do móvel, como também preservam sua saúde, evitando o contato direto com sujeiras – principalmente aquelas invisíveis aos nossos olhos.
Uma ideia sobre “Aprenda como limpar o seu sofá sem danificá-lo”
Faça, grande Daniel, excelente artigo, meu sofá sujo é realmente muito complicado. Abraço